A Justiça de São Paulo decidiu bloquear 10,6 mil reais das contas bancárias do ex-deputado Roberto Jefferson. A ideia é utilizar o valor para pagar uma indenização por danos morais ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um caso em que Jefferson foi condenado.

Segundo o site UOL, que divulgou a informação nesta quarta-feira 16, a decisão foi tomada pelo juiz Ricardo Dal Pizzol. Atualmente, a dívida do ex-deputado totaliza 49,3 mil reais, considerando o valor em si, além da correção monetária, juros e o desconto de penhoras anteriores.

A ação teve início em 2020. À época, Jefferson disse em entrevistas que o ministro do Supremo já tinha sido advogado da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele não apresentou provas da acusação.

Moraes, por sua vez, disse no processo que as declarações eram “absurdas”. “São acusações que causam escárnio por seu próprio conteúdo, visto que absolutamente falsas e desprovidas de qualquer indício de prova”, disse a defesa de Moraes.

Condição clínica de Jefferson

O ex-deputado está internado no hospital Samaritano Botafogo desde julho de 2023, quando sofreu traumatismo craniano por conta de uma queda. Desde então, a defesa de Jefferson tem pedido que ele possa cumprir prisão domiciliar.

Nesta semana, a unidade hospitalar confirmou que Jefferson “tem condições de alta médica”. Segundo o Samaritano, o quadro do ex-deputado permite “dar continuidade ao seu tratamento fora do ambiente hospitalar”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/04/2025