O bilionário Elon Musk e sua equipe estão temporariamente impedidos de acessar os dados de pagamentos do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, em ordem emitida por um juiz federal em Nova York.

Segundo o site britânico Financial Times, a alegação de que isso poderia levar à divulgação de dados confidenciais é um golpe legal ao empresário e seus aliados, que querem vasculhar os dados federais em uma tentativa de corte de custos.

A ação do magistrado foi uma resposta a uma contestação legal de 19 procuradores-gerais estaduais democratas, com o argumento de que a unidade não oficial do “Departamento de Eficiência Governamental”, criada pelo presidente Donald Trump, não deveria acessar dados pessoais relacionados a milhões de cidadãos.

Segundo a ordem do juiz Paul Engelmayer, a “nova política” envolveria o risco de “divulgação de informações sensíveis e confidenciais” e um “risco maior do que os sistemas em questão sejam mais vulneráveis do que antes a hackers”.

A ordem deve permanecer em vigor pelo menos até o próximo dia 14 de fevereiro, quando será realizada uma audiência judicial a respeito do tema.

A decisão levou Musk a usar sua rede social, a plataforma X, para atacar tanto ao magistrado como a Daniel Goldman, um congressista de Nova York que exigiu que Musk confirmasse o atendimento às ordens e destruiria todos os dados obtidos pela sua equipe.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/02/2025