A deputada bolsonarista Carla Zambelli – Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (9), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica – ambos são acusados de invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de gerar um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

O julgamento ocorre no plenário virtual do Supremo, com os ministros podendo registrar seus votos até o dia 16 de maio. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes, e também votam os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli e Delgatti articularam ataques coordenados contra o sistema do Conselho, visando desacreditar a Justiça e incitar atos antidemocráticos. A acusação também afirma que a parlamentar teria orientado o hacker a invadir o sistema para falsificar o mandado de prisão.

A PGR afirmou que as ações de Zambelli e Delgatti foram graves, buscando desestabilizar as instituições republicanas e colocar em risco a integridade do Poder Judiciário. A Procuradoria também pediu a cassação do mandato de Zambelli.

A defesa da deputada solicitou sua absolvição, alegando falta de provas sobre seu envolvimento na invasão do sistema e descreditando as alegações feitas contra ela.

Walter Delgatti, que está preso, confessou as invasões e afirmou que agiu por conta de uma promessa de emprego feita por Zambelli.

O hacker Walter Delgatti Neto – Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/05/2025