Petistas repercutem nas redes decisão do STF que marca o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete envolvidos em trama golpistas
O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta sexta-feira (15/8) a data que dará início ao julgamento do ex-presidente Bolsonaro. O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, marcou para 2 de setembro a primeira sessão de julgamento da ação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado.
O líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), avaliou a acertada decisão contra aqueles que dão continuidade a tentativa de golpe, “momento importante. É hora de mostrarmos a nossa soberania!”
Além de Bolsonaro, também serão julgados outros sete envolvidos, são eles: os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucionais), Braga Netto (Casa Civil) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa); Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin) e Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro).
Articulador do golpe
O ex-presidente genocida é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como “principal articulador, maior beneficiário e autor” da trama golpista, que envolviam assassinar o Presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Ao todo os réus respondem por cinco crimes, sendo eles: golpe de Estado, tentativa de abolição violenta ao Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Leia abaixo outras declarações de parlamentares do PT nas redes sociais:
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – O STF marcou o dia do julgamento, momento importante de mostrar a nossa soberania.
Deputado Jilmar Tatto (PT-SP) – 2 de setembro: reserve a agenda. STF inicia o julgamento de Bolsonaro e sua tropa golpista — Torres, Ramagem, Cid, Garnier, Heleno, Paulo Sérgio e Braga Netto. Vai ser um momento histórico para a democracia.
Deputado Rogerio Correia (PT-MG) – Dia 2 de setembro começa o julgamento de Jair Bolsonaro e os seis golpistas. Que a justiça seja feita e o recado dado: ataques à democracia não ficarão impunes!
Deputado Fernando Mineiro (PT-RN) – Sextou! O ministro Zanin acaba de marcar o julgamento de Bolsonaro e demais réus do núcleo crucial da tentativa de golpe do 8 de janeiro para o dia 2 de setembro.
Deputado Reimont (PT-RJ) – STF acaba de marcou para 2 de setembro o julgamento de Jair Messias Bolsonaro por golpismo. Bolsonaro na cadeia. Bolsonaro preso.
Deputado Kiko Celeguim (PT-SP) – 2 de setembro será o dia em que Bolsonaro e mais sete cúmplices do golpe vão encarar o STF. Chega de impunidade para quem quis rasgar a Constituição e vender a nossa democracia. Que esse seja o nosso verdadeiro “7 de setembro”: o dia da Justiça! Sem Anistia!
Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – Bolsonaro e mais sete vão a julgamento no STF em 2 de setembro por tentativa de golpe. Parece que finalmente teremos um “7 de setembro” que pode, de fato, defender a democracia. Sem Anistia
Também comemoraram o andamento da ação em suas redes os deputados federais, Bohn Gass (PT-RS), Zeca Dirceu (PT-PR) e Valmir Assunção (PT-BA)
Elisa Alexandre