Juiz do MT envolvido em suposta venda de sentenças é afastado e tem R$ 30 milhões bloqueados

A Operação Sisamnes chegou nesta quinta-feira 29 à sua oitava fase, aprofundando a investigação sobre a venda de sentenças na Justiça do Mato Grosso e no Superior Tribunal de Justiça. A nova etapa revela os bastidores de um suposto esquema que envolve magistrados, empresários e lobistas nas altas cortes do País.

Agentes da Polícia Federal cumpriram três mandados de busca e apreensão no Mato Grosso. Também foi confirmado o afastamento do juiz Ivan Lúcio Amarante de suas funções. O magistrado, que atuava na 2ª Vara da Comarca de Vila Rica (MT), já havia sido suspenso pelo Conselho Nacional de Justiça por suspeita de comercialização de sentenças.

As apurações mostraram a existência de um esquema para garantir decisões favoráveis proferidas pelo juiz vinculado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Além disso, as autoridades bloquearam bens e valores que totalizam aproximadamente 30 milhões de reais, além de terem retido o passaporte de Amarante, proibindo-o de deixar o País. 

A investigação avançou com base em perícias realizadas no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2023 nas proximidades de seu escritório, em Cuiabá. Foi por meio do aparelho que a polícia teve acesso a conversas com desembargadores, empresários e com o lobista Anderson de Oliveira Gonçalves, o que impulsionou o aprofundamento das investigações.

Na última quinta-feira 29, os policiais prenderam cinco pessoas. Elas são suspeitas de participação na organização criminosa envolvida com a morte do advogado.

Até o momento, a defesa de Ivan Lúcio Amarante não se manifestou sobre os desdobramentos da nova fase da operação.

Artigo Anterior

Bancos internacionais revisam para cima projeções do PIB chinês em 2025

Próximo Artigo

Israel anuncia que criará 22 novos assentamentos na Cisjordânia; Hamas e Jordânia reagem

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!