Juiz determina remoção de conteúdo com Lula para candidato do PT em Fortaleza

A Justiça Eleitoral em Fortaleza (CE) ordenou o deputado estadual Evandro Leitão (PT), candidato à prefeitura da capital cearense, a remover cerca de 40 postagens que continham trechos do discurso do presidente Lula durante a convenção partidária que oficializou sua candidatura, no início de agosto.

O juiz Victor Barroso, da 115ª Vara Eleitoral, considerou que a declaração do presidente representa um “pedido expresso de voto”. O pedido para remover as publicações partiu do PL, que lançou o candidato André Fernandes na corrida pela administração municipal.

Os posts devem ser apagados em 24 horas, segundo a decisão assinada na segunda-feira 12. “Tanto a utilização de tais palavras que sugerem pedido explícito de votos quanto o conjunto das circunstâncias dos atos impugnados me permitem entender que é plausível a imputação de propaganda eleitoral antecipada por parte dos promovidos”, sustentou o magistrado.

A campanha de Evandro Leitão não quis comentar, pois não havia sido comunicada oficialmente sobre a ordem judicial. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

Isso não é a primeira vez que a presença de Lula em eventos de pré-campanha gera um revés judicial. Em junho, o presidente e o deputado federal Guilherme Boulos, candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSOL, foram multados por um discurso no Dia do Trabalho.

Artigo Anterior

Corpo de Polícia Federal descobre que organização criminosa italiana está escondendo ganhos ilícitos no país

Próximo Artigo

Projeto de Lei de Luizianne estabelece espaços de acolhimento para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista em instituições de ensino superior

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!