Os eleitores americanos da geração Z compartilham o que sentem sobre a candidatura presidencial de Kamala Harris, por que gostam ou não dela como candidata e se acham que ela pode derrotar Donald Trump, enquanto o vice-presidente corre para ganhar a indicação democrata para a eleição de novembro.
Acho que ela é exatamente o que precisamos
“Acho que [Kamala Harris] é a única que faz sentido. Ela vai conseguir os votos que Biden não conseguiu. Ela pode conseguir os votos de negros, asiáticos, latinos, mulheres, LGBTQ+ e jovens. Ela defende mais o progresso e a igualdade do que um velho branco e se ela vencer, será histórico. Os democratas precisam de uma atitude ousada e acho que ela é exatamente o que precisamos.
“Espero que os democratas percebam a oportunidade que isso representa para eles.” Will, 22, trabalhador da construção civil de Portland, Oregon
Estamos animados
“ Tenho tanta paixão e esperança renovadas agora que Kamala é a candidata endossada. Ela fez história quando foi eleita VP e acredito que ela pode fazer história novamente. Fico emocionada só de pensar nisso. E apesar de ter acabado de comprar uma casa nova e não ter quase nenhum dinheiro sobrando, meu marido e eu acabamos de doar US$ 100 para uma campanha pela primeira vez neste ciclo eleitoral. Estamos animados.
“ Minha preocupação é que estamos diante de uma profecia autorrealizável; que as pessoas acham que é uma tarefa impossível eleger uma mulher negra para o cargo mais alto e, como resultado, isso se torna uma. Acho que é bem o oposto, na verdade. Sinto que Kamala é exatamente o que precisamos para energizar os eleitores jovens e levá-los às urnas.” Lizzie, 28, engenheira de Idaho
Estou preocupado que ela seja boba ou não esteja falando sério
“ Eu me sinto confuso sobre isso. Eu sou um democrata e no começo eu pensei: ‘Ah, bem, estamos presos com Joe, nós o elegeremos se isso significar nada de Donald Trump’. Georgie, 25, pesquisadora associada de Massachusetts
Kamala não é perfeita, mas estou mais otimista agora do que com Biden
“ Eu e todos que conheço estamos EMOCIONADOS que Kamala Harris agora está liderando a chapa. Peter, 27, educador de museu de Indiana
O fato de Harris ter sido escolhida por delegados, não por eleitores, é um desastre para sua campanha
“Assisti aos debates de 2019 (por exemplo, a incapacidade de Harris de atuar sob pressão de oponentes como Tulsi Gabbard) e suas entrevistas recentes (por exemplo, sua resposta desastrosa a Lester Holt quando perguntado se ela tinha ido à fronteira) e não acho que ela seja a mais forte que o partido Democrata pode oferecer. Ela não traz as respostas lógicas e baseadas em fatos necessárias para combater um candidato populista como Trump, nem apresenta uma política clara além da moralização típica do discurso de campanha.
“Eu preferiria que Pete Buttigieg fosse honesto e me sinto profundamente e terrivelmente enganado porque o candidato democrata não será escolhido por uma votação primária, mas sim por alguns milhares de delegados em Chicago.
“Eu me sentiria melhor se ela fosse pelo menos escolhida pelo povo americano em vez de ser querida porque Biden a escolheu para VP. Tudo isso deixa um gosto ruim na minha boca, e terei dificuldade em apoiar Harris até que haja um processo democrático de larga escala para lastrear sua candidatura presidencial.
“A campanha de Trump vai vilanizar Harris e o partido Democrata pela falta de votação primária para apoiar a candidatura de Harris. Essa narrativa alimenta exatamente a mensagem anti-establishment e de estado profundo central para a campanha de Trump, e o triste é que a campanha de Trump terá um ponto: Harris não foi escolhida pelos eleitores, ela foi escolhida pelos delegados. É um desastre para qualquer campanha que ela esperasse lançar, e com base nas performances passadas de Harris sob fogo, ela não terá nenhum argumento efetivo contra as acusações de Trump.” Michelle, 26, de Wisconsin
Acho que ela pode fazer grandes coisas
“Será revigorante para alguém novo assumir a liderança. [Harris] tem experiência, é jovem e apaixonada. Vamos ver se ela consegue fazer mudanças positivas. Este país precisa de um indivíduo equilibrado, não de um sujeito fácil ou tirano. Acho que ela consegue fazer grandes coisas.
“Só espero que ela seja inteligente e forte o suficiente para não continuar apoiando a guerra e a repressão aos imigrantes.
“Este país foi construído sobre a fundação de imigrantes e a busca por justiça e equidade. Não me importo com a base do que significa ser um republicano, mas a agenda deles realmente mudou ao longo dos anos. Precisamos apoiar uns aos outros como pessoas; só espero que os outros superem sua ganância para que possamos fazer exatamente isso.” Lee Ocasio, 28, assistente médico de Nova York.