O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), fez um discurso em homenagem ao Papa Francisco, nessa terça-feira (22/4). Ele destacou seu legado como um dos papas “mais próximos do que ensinou Jesus”. O parlamentar ressaltou a humildade, a compaixão e o compromisso do Pontífice com as causas sociais. Mario Jorge Bergoglio morreu na segunda-feira (21/4) aos 88 anos.

“De todos os papas de que eu tive conhecimento, ele foi o mais próximo do que ensinou Jesus”, afirmou Guimarães, ao citar a admiração de sua mãe, de 99 anos, pelo líder religioso. “O amor, a humildade, o diálogo eram virtudes vitais da sua ética cristã, cultivadas ainda no início de seu sacerdócio junto às comunidades mais humildes de Buenos Aires. Ele deixou isso claro quando escolheu o nome Francisco”, completou.

O deputado lembrou gestos marcantes do Papa Francisco, como a recusa à tradicional “cerimônia pomposa” para a sua posse, a escolha por um quarto simples no Vaticano e o testamento que pedia um túmulo modesto. “Ele criticou a mentalidade de corte monárquica da Cúria Romana e quis uma igreja com ‘cheiro de ovelhas’”, disse, referindo-se à aproximação do Pontífice com as comunidades pobres.

Reformas e conservadorismo

Guimarães elencou as posições progressistas de Francisco, como a defesa da participação de mulheres e leigos no Sínodo, o acolhimento a pessoas trans e a bênção a casais do mesmo sexo. “Ele disse que mulheres transexuais também são filhas de Deus e podem ser batizadas”, recordou.

O parlamentar também citou a crítica do Papa ao capitalismo: “Ele afirmou que o sistema econômico vigente é uma economia que mata”, ao ressaltar o alinhamento do Pontífice com pautas como justiça social e meio ambiente.

Conexão com o Brasil

O líder do Governo lembrou que a primeira viagem internacional de Francisco como Papa foi ao Brasil, em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. “Acompanhei a presidenta Dilma Rousseff na recepção e fui recebido por ele”, contou. Em janeiro de 2024, Guimarães voltou a encontrar o Pontífice no Vaticano, onde tratou da beatificação do Padre Cícero.

“Poucos brasileiros tiveram a felicidade de ser recebidos duas vezes pelo Papa Francisco”, disse, emocionado. O deputado revelou que, no último encontro, o Papa perguntou sobre o Padre Júlio Lancellotti, pedindo proteção a ele, e cobrou avanços no combate à fome. “Ele também mandou um abraço para a ex-presidenta Dilma”, acrescentou.

Legado de paz e democracia

O Papa Francisco sempre pregou a paz e condenou o genocídio palestino e a guerra entre Rússia e Ucrânia. “Dedicou-se à paz do mundo, à defesa do meio ambiente e à erradicação da pobreza”, destacou o deputado cearense.

Guimarães encerrou o discurso defendendo que o sucessor de Francisco dê continuidade ao seu papado revolucionário. “Ele foi um condutor da paz, protetor dos injustiçados e soube acolher a diversidade”, pontuou.

Sessão solene

O deputado apresentou um requerimento para uma sessão solene em homenagem ao Papa e adiantou que o presidente Lula participará do funeral no próximo sábado (26/4). “Papa Francisco, presente!”, concluiu, pedindo que Deus acolha o líder religioso e que seu legado inspire a luta por “justiça, liberdade e solidariedade”.

 

Lorena Vale

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/04/2025