A jornalista Juliana Dal Piva, do ICL Notícias, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério Público Federal (MPF) contra o blogueiro conservador Lucas Silva por forjar mensagens para atacá-la. Os advogados da profissional pedem uma investigação contra ele pela publicação de prints falsos. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.
A petição protocolada pelos advogados foi direcionada diretamente ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e solicita a inclusão do caso nos autos do inquérito das milícias digitais. O blogueiro, que está foragido nos Estados Unidos, publicou na última semana prints de conversas falsas no Instagram e acusou a jornalista de ameaças.
A defesa de Dal Piva ainda pediu uma perícia nas imagens com as mensagens falsas, que mencionam o nome de um delegado da Polícia Federal e criticam as investigações.
“Considerando que o crime que será exposto na presente notitia criminis foi praticado contra funcionária pública (delegado federal) em razão do exercício de suas funções, e, em nosso entendimento, ataque misógino coordenado contra a peticionária, pugna-se para que esta notícia crime seja remetida aos respectivos órgãos ministeriais competentes para a propositura das ações penais”, diz a petição.
O documento é assinado pelos advogados André Matheus, Lucas Mourão e Diogo Flor, que representam a jornalista. Ela já havia se manifestado sobre as mensagens falsas nas redes e mostrou que jamais conversou com o blogueiro pelo Instagram.
Lucas Silva está foragido nos Estados Unidos desde outubro de 2021, quando o ministro Alexandre de Moraes expediu um mandado de prisão contra ele. A determinação foi feita no âmbito do inquérito das milícias digitais.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link