Jornalista Bárbara Gancia é condenada à prisão por post sobre Laura Bolsonaro

Jair, Laura e Michelle Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

A jornalista Bárbara Gancia foi condenada a 3 meses e 30 dias de detenção pelo crime de injúria envolvendo Laura Bolsonaro, filha da ex-primeira-dama Michelle e do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão prevê ainda multa de 10 salários mínimos e indenização de R$ 10 mil.

A sentença decorre de uma publicação nas redes sociais em que Gancia criticou Bolsonaro por declarações sobre adolescentes venezuelanas e citou Laura no mesmo contexto. Na ocasião, ela escreveu que “para bolsonarista imbrochável feito o nosso presidente, quando a filha do Bolsonaro se arruma, ela parece uma p*”.

Michelle reagiu logo após o post, dizendo que Laura era uma criança e que “medidas seriam tomadas”. O advogado João Henrique de Freitas, que representa a família, afirmou que a condenação reforça a responsabilidade jurídica em casos que envolvem menores. Ele declarou: “Alertei à época, e reafirmo agora: nas agressões como aquela à filha de D. Michelle e do Pr Jair Bolsonaro não ficarão impunes. Criança é sagrada, e não instrumento político”.

A jornalista Barbara Gancia. Foto: Reprodução/TV Globo

Em entrevista à CartaCapital, Gancia disse que ficou “horrorizada” com a repercussão, que temia agressões após ter sido alvo de ameaças e garantiu que sua intenção não foi ofender a menina. Segundo ela, o objetivo do tweet foi demonstrar o impacto das palavras de Bolsonaro sobre jovens venezuelanas: “Admito que esse meu tweet realmente é ousado. Mas ele não está insultando ninguém”.

A jornalista disse que sempre procurou tensionar o debate e que a frase usou o mesmo tom atribuído por ela ao presidente e a aliados. “Comparei com o que ele sentiria se fizessem com a filha dele”, declarou. Para Gancia, seu comentário buscava expor o efeito das falas de Bolsonaro ao sugerir que adolescentes refugiadas estariam envolvidas em prostituição.

Artigo Anterior

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias após ‘pitaco’ de Pacheco

Próximo Artigo

Presidente do Senado adia sabatina de Messias ao STF

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!