Desde que grandes clubes do futebol brasileiro se transformaram em empresas, as denúncias de manipulações de resultados têm se tornado rotineiras no noticiário brasileiro. Os interesses das grandes empresas de apostas se sobrepõem ao esporte.
O empresário norte-americano, John Textor, desde a final do campeonato brasileiro de 2023, vem fazendo denúncias de manipulação de jogos e de compra de juízes. O Botafogo naquele ano tinha tudo para se tornar campeão nacional, pois estava a mais de 10 pontos de diferença para o segundo colocado, faltando poucos jogos para o fim do certame.
Com a mudança na situação, o norte-americano fez sérias acusações de manipulação de resultados que, ao final, acabaram impedindo o Botafogo de ser campeão em 2023, sendo ultrapassado pelo Palmeiras, que acabou se tornando o campeão daquele ano.
John Textor acusou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, de ter cruzado uma assim chamada “linha vermelha”. Leila pediu punição exemplar contra o Textor por levantar suspeitas sobre o resultado do Campeonato Brasileiro sem apresentar provas. Por outro lado, John Textor ameaçou entrar com uma ação nos tribunais dos EUA por corrupção contra a presidente do Palmeiras, com o objetivo de impedir sua entrada no país.
Por detrás do caso, toda sorte de interesses estão em jogo, menos o do futebol. Trata-se meramente de interesses financeiros contrariados, todos os brasileiros sabem que o futebol se tornou uma máquina para enriquecer empresários, nacionais e estrangeiros.