*O senador Flávio Bolsonaro (foto/reprodução internet), PL-RJ, será o presidente da Comissão de Segurança Pública, enquanto a ex-ministra Damares Alves ficará à frente da Comissão de Direitos Humanos. Já Marcos Rogério (PL-RO) vai comandar a de Infraestrutura. Já o colegiado de Infraestrutura terá o senador Marcos Rogério (PL-RO) na presidência.
* O deputado federal mineiro, Diego Andrade (MG) vai presidir a Comissão de Minas e Energia. A Comissão de Minas e Energia conversa diretamente com o ministério da área, hoje ocupado por um integrante do PSD, Alexandre Silveira. O parlamentar disse que recebeu “mais este desafio do nosso partido, a indicação para a Comissão de Minas e Energia, para presidir essa importante comissão. Trata (a comissão) de temas estratégicos para todo o Brasil, especialmente para nossa querida Minas Gerais. Vamos fazer o nosso melhor”.
*No terceiro trimestre de 2024, a indústria brasileira avançou o dobro da média global, impulsionada pelo agronegócio, manufatura e exportações. Esse crescimento reflete a recuperação econômica pós-pandemia e a maior demanda por produtos nacionais. Apesar do desempenho positivo, o setor encara desafios, especialmente a alta dos juros, que encarece o crédito e pode frear investimentos e produção nos próximos meses. Caso ocorra uma desaceleração, o impacto poderá ser sentido no emprego e na economia do país. Agora, o mercado aguarda uma possível redução da Selic, que poderia estimular novos investimentos. Enquanto isso, governo e empresários discutem estratégias para manter a competitividade da indústria diante da incerteza na política monetária.