*O presidente da rente Parlamentar da Agropecuária no Congresso, deputado federal Pedro Lupion (foto/reprodução internet), PP-PR, criticou as medidas do governo federal para combater o aumento dos preços dos alimentos. Segundo Lupion, “a ideia de diminuir tarifas de importação de gêneros alimentícios é mais uma medida desesperada e mal pensada do governo que insiste em ignorar os problemas macroeconômicos, o controle inflacionário, câmbio descontrolado e gasto público exorbitante”.
*A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, usou suas redes sociais para dizer que as críticas de representantes do setor agropecuário à ideia de diminuir os impostos de importação sobre alimentos, mencionada pelo ministro Rui Costa (Casa Civil), são motivadas por uma campanha antecipada dos opositores do presidente Lula. Segundo a petista, “a bancada agropecuarista já começou a espalhar mentiras sobre a decisão do presidente Lula de trabalhar para reduzir o preço dos alimentos. Ao contrário do que dizem seus representantes, Lula não está culpando nem agindo contra o agronegócio na questão do custo dos alimentos”.
* O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a liberação de repasses de emendas parlamentares para três das 13 ONGs que haviam sido impedidas de receber os valores devido ao não cumprimento de normas de transparência. A decisão afeta a Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense (FEC), o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, que corrigiram suas falhas e atendeu às exigências da Controladoria-Geral da União (CGU).