*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) retoma sua agenda de viagens pelo país neste início de ano e viaja para o Rio Grande do Sul no dia 7 de janeiro de 2026. A visita presidencial ocorrerá em Rio Grande, onde serão lançadas embarcações para o polo naval do município. Lula estará acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, Dilma Rousseff. Após uma década de paralisação, o polo naval de Rio Grande será reativado em março, com a construção, no Estaleiro Rio Grande, de quatro navios petroleiros da classe Handy para a Transpetro.
*O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que vai voltar a convocar o vice-líder do governo no Senado, senador Weverton Rocha (PDT-MA), que foi alvo de buscas da Polícia Federal e teve o celular apreendido no âmbito da operação que apura fraudes no INSS. Segundo o relator, ele já havia pedido que o senador fosse ouvido em uma oitiva, mas o pedido não tinha sido assinado pelo presidente da CPMI, Carlos Vianna (PL-MG). A expectativa é de que a oposição “vá deitar e rolar” quando o senador Weverton, que é relator da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), for depor.
*Os advogados mineiros têm lazer garantido neste recesso forense. A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG), presidida por Ângela Botelho, a partir desta sexta-feira (19), data de início do recesso forense, concede meia-entrada para advogados nas sessões de cinema do Cineart em todo o estado, inclusive nas salas VIP, IMAX e Premier. O desconto de 50% contempla também um acompanhante. O benefício é válido até 31 de janeiro de 2026. Para usufruir do benefício da CAA-MG, os advogados(as) inscritos na Ordem mineira deverão apresentar a carteira da OAB no guichê para a compra do ingresso. Segundo Ângela Botelho, a CAA “tem o dever estatutário de propiciar soluções de bem-estar à advocacia. Nesse sentido, durante o recesso do Judiciário, a advogada e o advogado poderão ir ao Cineart quantas vezes quiserem e pagar metade do valor”.