*Manifestantes (foto: Tânia Rego/Agência Brasil) foram para as ruas de capitais brasileiras neste domingo para protestar contra o PL (projeto de lei) da Dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados. O projeto reduz as penas dos envolvidos na trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que poderia sair para o regime semiaberto em dois anos e meio. e nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro. Em Belo Horizonte, os manifestantes se reuniram na Praça Raul Soares. De lá, caminharam até a Praça da Estação, segundo informações de representantes de movimentos que participam do ato.
*A Câmara Federal terá uma semana decisiva para o bolsonarismo, com a análise dos processos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), ambos morando nos Estados Unidos. Eduardo pode perder o mandato devido a quantidade de faltas acumuladas. Ele está autoexilado nos EUA desde março, onde articulou sanções contra autoridades no Brasil. O deputado já faltou a mais de 1/3 das sessões da Câmara neste ano, ultrapassando o limite permitido pela Constituição. No caso de Ramagem, o processo de cassação foi instaurado porque ele está foragido da Justiça e a condenação já transitou em julgado.
*Uma pesquisa da Embrapa e Unicamp mostra que a adoção de tecnologias promotoras de emissão negativa é capaz de transformar radicalmente a pegada de carbono do etanol brasileiro, reduzindo-a a patamares próximos de zero ou até mesmo negativos. O estudo aponta que a integração de bioenergia com captura e armazenamento de carbono (no inglês, BECCS -Bioenergy with Carbon Capture and Storage) e com a aplicação de biochar (ou biocarvão) em áreas agrícolas poderiam ampliar os ganhos ambientais do RenovaBio, política nacional de biocombustíveis lançada em 2017.