*Para líderes do Centrão a sinalização do ministro da Casa Civil, Rui Costa (foto/reprodução internet), de que o presidente Lula fará a reforma ministerial em janeiro tem sido interpretada como um indicativo de que tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estariam descartados. Isto porque tanto Pacheco como Lira estarão à frente das duas Casas do Congresso até dia 1º de fevereiro quando serão realizadas as eleições para a sucessão de ambos. Aliás, a data das eleições deixou insatisfeitos deputados e senadores. É que dia 1º de fevereiro cai num sábado e assim eles terão que antecipar o fim das férias e retornar a Brasília.
*O aguardado documentário Milton Bituca Nascimento, da diretora Flavia Moraes, celebrando o legado e a turnê despedida de um dos grandes nomes da música brasileira, será exibido em céu aberto, no dia 26 de janeiro, na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A estreia oficial nos cinemas brasileiros está marcada para 20 de março. O filme, além de registrar a bem sucedida turnê de despedida de Milton Nascimento, no Mineirão, traz depoimentos de personalidades nacionais e internacionais sobre o músico mineiro, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones, Spike Lee e Paul Simon, bem como dos integrantes do Clube da Esquina, como Beto Guedes, Lô Borges, Fernando Brant, Tavinho Moura e Wagner Tiso.
* O Brasil supera a Espanha e recupera a oitava posição entre os maiores produtores de veículos no mundo. O posto tinha sido perdido para os espanhóis em 2023, mas foi retomado com o crescimento da produção de veículos no Brasil para 2,55 milhões de unidades em 2024. A China lidera o ranking seguida dos Estados Unidos, Japão, Índia, México, Coreia do Sul e Alemanha. Já no ranking de consumo de veículos, o Brasil segue na sexta posição. Os dados são da Oica, organização que reúne associações de montadoras de todo o mundo, e foram apresentados ontem por Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.