JOGO ABERTO

*Um movimento vem gerando várias especulações, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil), anunciou que deixará nas próximas semanas a Secretaria de Governo e Relações Institucionais de São Paulo. Segundo Kassab, ele pretende se dedicar integralmente ao processo eleitoral de 2026 e assim fortalecer a condução do PSD nas próximas eleições. Nos bastidores, porém, tanto do PSD, quanto o governo paulista a avaliação e de que a real intenção de Gilberto Kassab, embora ele negue, é estar bem-posicionado para disputar a vaga de vice na reeleição de Tarcísio para o governo de São Paulo ou para a presidência da República.

*Senadores aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AC), se movimentam para tentar barrar a aprovação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal. A ideia é votar uma PEC que aumenta a idade mínima dos atuais 35 anos para 50 anos para ingresso no Supremo. Atualmente, há mais de uma PEC tramitando no Senado que tratando do assunto e que estão paradas nas comissões temáticas aguardando parecer ou designação do relator. Resta saber se haverá tempo hábil para elas serem aprovadas antes da sabatina de Jorge Messias no Senado.

*O uso das telas e a saúde mental das crianças vêm mobilizando países de todo o mundo diante do perigo das redes sociais com seus conteúdos nocivos. Enquanto no Brasil uma lei sancionada pelo presidente Lula em janeiro de 2025 proibiu o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de educação básica, a Austrália foi mais além. Na última quarta-feira (10), uma nova lei do governo australiano, liderado pelo primeiro-ministro Anthony Albanese, entrou em vigor proibindo menores de 16 anos de acessarem redes sociais. A partir de agora, plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e Facebook terão de excluir contas de adolescentes e impedir novos cadastros de jovens abaixo do limite etário, sob a ameaça de multas de até 49,5 milhões de dólares australianos (cerca de 180 milhões de reais).

Artigo Anterior

Senado aprova realocação de trabalhadores de elétricas privatizadas

Próximo Artigo

Mendonça desengaveta inquérito contra Paulinho da Força no STF

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!