*Vem sendo interpretado como um aceno ao senador Rodrigo Pacheco (foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil), PSD-MG, o parecer do advogado-geral da União, Jorge Messias, em que pedeiu ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconsiderar sua decisão que restringe à Procuradoria Geral da República (PGR) a prerrogativa de entrar com pedido de impeachment contra os magistrados do STF. Rejeitado por Mendes, o parecer da AGU, assinado por Messias, aponta que o projeto da nova Lei do Impeachment apresentado por Pacheco seria a melhor solução para o conflito. No PL, Pacheco prevê que as denúncias contra magistrados precisariam de assinaturas de ao menos 1% dos eleitores do país, distribuídas por, no mínimo, cinco estados. Indicado pelo presidente Lula ao STF, Messias teria pedido um encontro com Pacheco em busca de apoio, mas o senador estaria resistindo em meio à crise entre Planalto e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AC).
*Após o pedido do registro da formação da Federação União-Progressista junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do PP, Ciro Nogueira, e vice-presidente da Federação, embarca na próxima segunda-feira (8) para Curitiba (PR), para tentar evitar um racha no estado, que pode deixar sem registro a chapa encabeçada pelo senador Sergio Moro (União) para disputar o Palácio Iguaçu. No último congresso do PP, o partido aprovou o nome da ex-governadora Cida Borghetti para disputar o governo do Paraná. A reunião de Ciro Nogueira com a executiva estadual é vista como decisiva. Se houver divergência com União e o PP no estado, Moro não será candidato pela União Progressista. A direção nacional já tem postura consolidada: se houver divergência entre as convenções dos dois partidos no Paraná, prevalecerá a decisão local.
*O executivo Ricardo Dinelli será o primeiro brasileiro a presidir a Leroy Merlin, que trocará de comando no país a partir de 1º de janeiro. Dinelli assume o cargo de diretor-geral da empresa no lugar do espanhol Ignacio Sánchez, que assumirá o comando da empresa, na Itália. Dinelli, está na Leroy Merlin há quase 13 anos, onde começou como trainee na empresa, em 2011.