*O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (foto/reprodução internet), União Brasil, e pré-candidato a presidente da República em 2026, no afã de criticar o presidente Lula, esqueceu-se da própria idade ao afirmar que Lula está “idoso” e que tem demonstrado “completa incapacidade de governar”. Só que Caiado tem 75 anos e Lula, 79 anos, ou seja, a diferença de idade entre os dois é de apenas quatro anos. O governador goiano também reforçou que o presidente Lula tem promovido um ambiente de conflito com o Congresso e que falta equilíbrio ao presidente. As críticas do governador goiano a Lula foram feitas nesta quarta-feira (2), durante o Fórum de Lisboa.

*A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (2/7), requerimento convidando o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a falar sobre compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BR). De acordo com o requerimento, Galípolo foi convidado a “prestar esclarecimentos” sobre a eventual autorização do Banco Central para a compra do Master pelo BRB, mas a autorização ainda não foi dada pelo BC. Assinaram o requerimento, todos os partidos presentes, incluindo o PT de Lula, e o PL de Jair Bolsonaro, que orientaram voto a favor do convite a Galípolo. Como se trata de convite, o presidente do BC não é obrigado a comparecer.

*A seccional paulista da OAB instalou uma comissão para discutir propostas de reforma do Judiciário. Entre os pontos em análise está a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), cuja aproximação com a política tem gerado críticas. Segundo o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, a proposta é resgatar o papel original do Supremo como corte internacional. A comissão é formada por ex-ministros do STF, ex-ministros da Justiça e juristas. Entre os nomes estão Ellen Gracie, Cezar Peluso, Miguel Reale Jr., José Eduardo Cardozo, Oscar Vilhena, Maria Tereza Sadek e Cezar Britto. As propostas serão consolidadas em um anteprojeto com previsão de entrega ao Congresso Nacional e ao Judiciário no primeiro semestre de 2026.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/07/2025