O ex-líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, manteve seu assento no parlamento do Reino Unido após concorrer como independente nas eleições gerais de quinta-feira (4).

Corbyn obteve 24.120 votos na circunscrição de Islington North, em Londres, ficando à frente do rival trabalhista Praful Nargund, que recebeu 16.873 votos. A participação na circunscrição foi de 67,5%, 4% a menos do que em 2019.

Corbyn, de 75 anos, representa Islington North como deputado desde 1983. Defensor de longa data dos direitos humanos, ele liderou o Partido Trabalhista de 2015 a 2020, mas foi derrubado por uma campanha de perseguição da direita, inclusive dos grupos que apoiam a política israelense. Uma investigação da Al Jazeera concluiu que Israel estava por trás de uma ação para enquadrar Corbyn como anti-semita.

Apesar do fracasso de Nargund em Islington North, os Trabalhistas impuseram uma derrota esmagadora aos Conservadores, garantindo sua primeira vitória eleitoral desde 2005, com cerca de 412 assentos e uma grande maioria parlamentar.

Quando perguntado sobre que tipo de primeiro-ministro Starmer seria, Corbyn respondeu: “Bem, vamos ver o que acontece.”

“Se você não se der espaço para aumentar os gastos com as necessidades sociais desesperadas… então acho que haverá problemas políticos. As demandas do povo serão enormes”, acrescentou Corbyn.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 05/07/2024