Em entrevista nesta sexta-feira (1º), na rádio Metrópole FM, em Salvador, o senador Jaques Wagner (PT-BA) criticou a postura do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor sobretaxas aos produtos de outros países. “O presidente Trump já está no segundo mandato, que é o último dele. Eu acho que ele prometeu isso de fazer os Estados Unidos ser ‘grande de novo’ por conta do fortalecimento de outros países, em especial a China, e vem fazendo isso de forma exagerada. Ele tá querendo voltar num tempo que não existe mais, com retaliações e ameaças”, criticou o líder do governo Lula no Senado.
Wagner aproveitou também para destacar o sucesso da missão parlamentar brasileira em solo americano: “Falamos com Democratas, Republicanos, muitos empresários e representantes de setores econômicos. Conseguimos mostrar o absurdo que foi esse tarifaço contra o Brasil”, ponderou. Sobre as recentes ações de Eduardo Bolsonaro, o senador disparou: “é um absurdo o que o filho do ex-presidente está fazendo lá fora. O ex-presidente que prove a sua inocência ao invés de prejudicar a economia do País”, pontuou.
O parlamentar baiano declarou ainda ter expectativas de que novos produtos nacionais saiam da lista de taxação imposta por Trump nos próximos dias. “Já foram retiradas centenas de itens brasileiros da sobretaxa de 50%, mas eu espero que ainda tirem diversos outros que são muito importantes para o nosso comércio exterior como o café, a manga, a uva, a carne etc”, disse Wagner.