Um alerta de tsunami foi emitido para cidades do Japão após um terremoto de magnitude preliminar de 6,9 na Escala Richter ser registrado nesta segunda-feira (13). O tremor ocorreu às 21h19 no horário local (9h19 em Brasília) no mar Hyuga, parte do Oceano Pacífico, a uma profundidade de 30 quilômetros, segundo a agência de notícias japonesa NHK.
O alerta de tsunami abrange as províncias de Miyazaki e Kochi, localizadas próximas ao epicentro do terremoto. As autoridades orientaram os moradores dessas áreas a se afastarem das zonas costeiras e de rios como medida de precaução.
Ondas de 20 centímetros atingiram Miyazaki, enquanto em Kochi, na cidade de Tosashimizu, foi registrada uma onda de 10 centímetros. Ainda não há relatos sobre danos na região.
No porto de Miyazaki, as ondas chegaram às 21h48. Apesar de o tamanho das ondas ser considerado “pequeno”, as autoridades alertaram que a altura pode aumentar nas próximas horas, trazendo riscos de instabilidade na maré. A recomendação é evitar a costa enquanto os alertas estiverem em vigor.
🇯🇵CCTV camera captures the moment of the 6.9 earthquake in Miyazaki, Japan.
🇯🇵Câmera CCTV captura o momento do terremoto de 6,9 em Miyazaki, Japão. pic.twitter.com/viGNlEfj6i
— 𝓛𝓲𝓿𝓲𝓷𝓱𝓪 𝕏👠🌺🌷💐🌹🌸🌼 (@livinhafrota) January 13, 2025
Outras cidades, incluindo Wakayama, Hiroshima, Tokushima, Ehime, Kagoshima, Tanegashima, Yakushima, além das ilhas Amami e Tokara, também receberam alertas de aumento do nível do mar. Nesses locais, entretanto, não há previsão de destruição.
Segundo a NHK, não foram detectadas anormalidades nas usinas nucleares mais próximas do epicentro, como a Usina Nuclear de Ikata, no oeste do Japão, e a Usina Nuclear de Sendai, em Kagoshima.
O Japão é uma região frequentemente atingida por terremotos devido à sua localização no Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.
A Agência Meteorológica do Japão investiga se o terremoto está relacionado à fossa de Nankai, uma extensa trincheira submarina de 800 quilômetros que vai de Hyuganada, ao largo da costa sudeste de Kyushu, até a Baía de Suruga, no centro do Japão.