O deputado federal André Janones (Avante-MG) protocolou na Câmara dos Deputados a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros parlamentares acusados de disseminar informações falsas sobre o sistema de transações financeiras Pix. Segundo Janones, o objetivo da CPI é apurar possíveis crimes contra a economia popular cometidos por Ferreira e aliados.
“Acabei de protocolar a BOMBA: CPI para investigar o Senhor Nikolas Ferreira e demais integrantes da quadrilha que atentou contra a economia popular ao disseminarem mentiras sobre o PIX. Com 171 Deputados assinando, a CPI é instalada”, escreveu Janones no X, antigo Twitter. Ele também alfinetou o colega de parlamento, prometendo “fazer o chupeta chorar novamente, só que agora na cadeia”.
🚨 URGENTE! AGORA! Acabei de protocolar a BOMBA: CPI para investigar o Senhor Nikolas Ferreira e demais integrantes da quadrilha que atentou contra a economia popular ao disseminarem mentiras sobre o PIX. Com 171 Deputados assinando a CPI é instalada.
Se conseguirmos eu prometo… pic.twitter.com/0He8P12pgH
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 17, 2025
O caso ganhou destaque após Nikolas, deputado federal bolsonarista e uma das vozes mais influentes da extrema-direita no Congresso, publicar um vídeo insinuando que o governo Lula planejava taxar as transações via Pix. A gravação, amplamente compartilhada, gerou alarme entre os usuários do sistema de pagamento digital.
No entanto, a informação foi desmentida por autoridades. A Receita Federal, na realidade, apenas atualizou uma portaria exigindo que bancos e instituições financeiras reportem movimentações feitas pelo Pix acima de R$ 5 mil, medida semelhante à já aplicada para grandes transações bancárias.
André Janones classificou a conduta de Nikolas Ferreira como criminosa: “O senhor Nikolas Ferreira espalhou uma série de desinformações sobre o Pix. O que ele não sabia é que cometeu um crime”, afirmou em vídeo.
🚨 URGENTE: Vou abrir uma CPI para investigar Nikolas Ferreira e os bolsonaristas que cometeram um CRIME contra a economia popular, chega de deixarmos esses bandidos contando mentiras por aí, vamos pra cima! Cobrem os seus deputados. 🔥✊🏻 pic.twitter.com/EMHju13ma4
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 16, 2025
Além da CPI proposta por Janones, o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) anunciou que entrará com uma ação judicial contra Nikolas Ferreira. “Estou entrando HOJE com ação judicial contra Nikolas Ferreira pelas fake news que espalhou sobre o Pix. Como todo bolsonarista, é um covarde. Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do Oficial de Justiça”, declarou Boulos.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line