Janja terá um lar aqui, afirma Macron, enquanto Lula não comparece às Olimpíadas

Após uma visita matinal à Vila Olímpica, Emmanuel Macron ofereceu uma recepção para a imprensa internacional no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa. A equipe do chefe de Estado informou que o evento era uma forma “agradecer a todos que contribuíram para a visibilidade desse acontecimento esportivo excepcional”.

Ao ser questionado pela RFI Brasil sobre a ausência de Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o líder europeu disse entender que o presidente brasileiro tinha compromissos que o impediam de deixar o país. “Ele me disse que estava com uma agenda carregada”, declarou Macron.

O chefe de Estado também saudou a presença da primeira-dama brasileira, Janja da Silva, que representa Lula no evento. “Pelo menos Janja estará aqui e será bem acolhida”, disse o líder francês, antes de lembrar o encontro que teve com o casal no Brasil, em março deste ano.“Tenho uma recordação formidável da minha visita de Estado. Foi sublime”, disse Macron, sorrindo.

Além da primeira-dama, representam o Brasil os ministros do Esporte, André Fufuca, e do Turismo, Celso Sabino.

Mergulho no Sena

O presidente francês também foi questionado por jornalistas da RFI Brasil se pretendia cumprir a promessa de mergulhar no rio Sena. “Eu disse que o faria. Não sei se convidarei toda a imprensa, mas o farei”, respondeu. “Quero ter essa experiência”.

Diante do entusiasmo, Macron foi questionado se pretenderia convidar outros chefes de Estado para viver essa experiência de mergulhar no rio Sena. “Primeiro vou fazer e depois direi a eles se foi bom”.

A declaração é feita menos de uma semana após a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumprir a promessa de mergulhar no Sena, logo após a ministra francesa dos Esportes Amélie Oudéa-Castéra nadar no rio para provar que a qualidade da água está própria para a prática esportiva. Além da cerimônia de abertura, o rio Sena deve acolher algumas provas aquáticas.

Artigo Anterior

China desenvolve tecnologia de submarinos equipados com lasers para destruir satélites da Starlink

Próximo Artigo

Deputada lança ofensiva para igualar salários entre gêneros

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!