Jandira Feghali luta para instituir o programa Mais Cultura nas Escolas

Na volta do recesso parlamentar, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) vai priorizar a aprovação do projeto de lei 533/24, de sua autoria, que institui o programa Mais Cultura nas Escolas.

Com parecer favorável do relator, deputado Luiz Lima (PL-RJ), a matéria tramita na Comissão de Educação em caráter conclusivo.

“Cultura e educação caminham juntas na formação cidadã. Por isso apresentamos o projeto que institui o programa Mais Cultura nas Escolas”, disse a deputada ao Portal Vermelho.

De acordo com ela, a proposta vai ampliar o acesso de estudantes e comunidades às atividades culturais.

“Atualmente, mais de 5 mil escolas públicas já contam com esse acesso, mas é preciso garantir a institucionalização do programa para evitar retrocessos e promover uma educação integral e inclusiva”, afirma.

Leia mais: Cultura é vacina contra o golpismo, por Jandira Feghali

Jandira explica que há resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a retomada do programa, porém ele precisa ser instituído por lei para evitar que o desmonte efetuado no passado não se dê com facilidade.

“Acreditamos que a aprovação da presente proposição garantirá a realização de parcerias para iniciativas culturais para a implementação de Plano de Atividade Cultural anual, em escolas públicas de educação básica dos sistemas de ensino dos diferentes entes federativos”, diz.

Ela diz que o projeto visa ampliar o acesso à cultura e o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades em que as escolas estão inseridas, “contemplando a diversidade cultural na vivência escolar, bem como o acesso às diversas formas de linguagens artísticas”.

Assim, haverá o fortalecimento e a consolidação dos territórios educativos, com a valorização do “diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida”.

Confluência

A deputada explica que o projeto propõe a intersecção entre educação e cultura, algo que é reivindicado constantemente nos planos nacionais das duas áreas. Desse modo, o programa Mais Cultura nas Escolas é fundamental para efetivar a unidade.

“O instrumento escolhido para viabilizar a política é o chamamento público realizado pela escola, com acompanhamento do Conselho Escolar, para a seleção dos projetos. Acreditamos, desta forma, estar garantindo a ampliação do acesso à cultura”, justifica.

Além disso, o projeto valoriza o diálogo entre saberes comunitários e escolares; amplia a inserção de conteúdos artísticos que contemplem a diversidade cultural na vivência escolar; promove o reconhecimento do processo educativo como construção cultural em constante formação e transformação; integra experiências artísticas e culturais locais no projeto político pedagógico das escolas públicas, o que amplia o número de agentes sociais responsáveis pela educação.

Artigo Anterior

Nomeação de Kennedy gera tempestade no Senado americano

Próximo Artigo

Banco central americano mantém taxa de juros na 1ª decisão da era Trump

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!