O economista Elias Jabbour, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), participou nesta quinta-feira (31), do seminário Observatório das Metrópoles, iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) realizada no Rio de Janeiro. Durante a atividade, ele defendeu a centralidade do planejamento estatal para o desenvolvimento urbano no Brasil.

Inspirando-se na experiência chinesa, Jabbour destacou que a superação das contradições que travam o crescimento nacional só será possível por meio de um projeto de desenvolvimento articulado entre economia, território e povo. “A América Latina vive ciclos recorrentes de fracasso econômico. No Brasil, abandonamos a formulação de políticas de desenvolvimento industrial. Isso é sintoma de um problema mais profundo: a industrialização sem reforma agrária comprometeu nosso desenvolvimento urbano e nos legou contradições crescentes”, afirmou.

Foto: João Francisco

Jabbour chamou atenção para o modelo chinês de revolução urbana, que foi financiado pelo Estado e estruturado com base em uma visão de longo prazo. Para ele, o Brasil precisa retomar o caminho da reindustrialização e encarar o planejamento econômico como instrumento para promover reformas urbanas voltadas aos interesses populares.

Leia também: Elias Jabbour reúne centenas em debate sobre o Sul Global e a multipolaridade

“O problema urbano no Brasil é que o país parou de crescer. Precisamos de um novo pacto que coloque a razão — e não apenas o lucro — como critério de custo-benefício. Isso significa reforçar o papel da ciência e da planificação, pensando no bem coletivo”, disse.

Na avaliação do economista, a construção de um novo modelo urbano passa, também, pela redefinição da relação entre ser humano e natureza. “Estamos diante do esgotamento de uma era baseada na lógica destrutiva. Precisamos de uma nova simbiose entre sociedade e meio ambiente”, concluiu.

O evento contou com a participação de pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil e faz parte de uma série de encontros que discutem os desafios e possibilidades para as metrópoles brasileiras.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 31/07/2025