
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil comunicou que está “acompanhando de perto” a situação dos brasileiros em Portugal, após o governo português anunciar que notificará 4.574 estrangeiros em situação irregular para que deixem o país, conforme divulgado pelo UOL
A Embaixada do Brasil em Portugal está “em contato direto com as autoridades locais”, de acordo com o Itamaraty, que busca entender o alcance da medida.
A informação foi divulgada pelo Ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, em entrevista coletiva no último sábado (3). Segundo o ministro, cerca de 18 mil pessoas devem receber a notificação para deixar o país em breve.
Os estrangeiros terão 20 dias para deixar Portugal, a partir do envio da notificação. Caso não cumpram a determinação, o governo português poderá expulsá-los.

Essa medida deve afetar especialmente os brasileiros. Nos últimos anos, uma onda migratória fez com que um número crescente de brasileiros tentasse a vida no país europeu.
Em 2024, 1.470 brasileiros tiveram sua entrada negada em Portugal, um aumento de 721% em relação a 2023, quando 179 recusas foram registradas. As informações são do Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado pelo governo português.
O Brasil lidera o ranking de recusas portuguesas, seguido por Angola, com 274 negativas, e o Reino Unido, com 108. Outros países, como os EUA (63) e a Venezuela (58), também figuram entre as 10 nacionalidades com mais recusas.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line