Brasileiros em Portugal protestam contra a xenofobia. Reprodução

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil comunicou que está “acompanhando de perto” a situação dos brasileiros em Portugal, após o governo português anunciar que notificará 4.574 estrangeiros em situação irregular para que deixem o país, conforme divulgado pelo UOL

A Embaixada do Brasil em Portugal está “em contato direto com as autoridades locais”, de acordo com o Itamaraty, que busca entender o alcance da medida.

A informação foi divulgada pelo Ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, em entrevista coletiva no último sábado (3). Segundo o ministro, cerca de 18 mil pessoas devem receber a notificação para deixar o país em breve.

Os estrangeiros terão 20 dias para deixar Portugal, a partir do envio da notificação. Caso não cumpram a determinação, o governo português poderá expulsá-los.

Imigrante trabalhando como entregador nas ruas de Lisboa. Reprodução

Essa medida deve afetar especialmente os brasileiros. Nos últimos anos, uma onda migratória fez com que um número crescente de brasileiros tentasse a vida no país europeu.

Em 2024, 1.470 brasileiros tiveram sua entrada negada em Portugal, um aumento de 721% em relação a 2023, quando 179 recusas foram registradas. As informações são do Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado pelo governo português.

O Brasil lidera o ranking de recusas portuguesas, seguido por Angola, com 274 negativas, e o Reino Unido, com 108. Outros países, como os EUA (63) e a Venezuela (58), também figuram entre as 10 nacionalidades com mais recusas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebookhttps://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threadshttps://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/05/2025