Na esteira das recentes rusgas entre Javier Milei e Lula (PT), o Itamaraty chamou o embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli, para uma conversa com o chanceler Mauro Vieira e o presidente.

A convocação, porém, não representa um protesto da diplomacia brasileira em relação à Casa Rosada. No jargão diplomático, chamar um embaixador para consultas indica um esgarçamento no diálogo entre os países – como ocorreu recentemente com o representante do Brasil em Israel.

A expectativa é que Bitelli retorne ao cargo na semana que vem. Ele se encontrou com Vieira na manhã desta segunda-feira 15 e deve se reunir com Lula nas próximas horas. Também há previsão de uma audiência com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

O momento crítico na relação entre o Brasil e a Argentina envolve sucessivos ataques de Milei a Lula. O auge da tensão aconteceu após o petista dizer que o argentino deveria se desculpar pelas ofensas proferidas durante a disputa presidencial de 2023.

Em resposta, Milei afirmou que não se retrataria e chamou Lula de “esquerdista de ego inflado”. Antes de ser eleito, o ultradireitista disse que o presidente brasileiro é “comunista e corrupto”.

Neste mês, Milei se recusou a participar da cúpula do Mercosul no Paraguai e desembarcou em Santa Catarina para uma conferência da extrema-direita, onde se encontrou com Jair Bolsonaro (PL).

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 15/07/2024