Nicolás Maduro. Foto: Divulgação

O Itamaraty instruiu a embaixadora do Brasil na Venezuela, Maria de Oliveira, a não comparecer à cerimônia de proclamação da vitória de Nicolás Maduro, marcada para esta segunda-feira (29).

A orientação foi dada pelo chanceler Mauro Vieira e reflete a postura cautelosa do governo brasileiro em relação às recentes eleições venezuelanas. A recomendação surge após uma série de reações internacionais exigindo maior transparência nas eleições da Venezuela.

Diversas autoridades globais, incluindo os Estados Unidos, países europeus e nações da América Latina, expressaram preocupações semelhantes e decidiram não reconhecer de imediato os resultados da reeleição de Maduro.

Em comunicado oficial, o Itamaraty destacou que aguarda a divulgação dos dados desagregados por mesa de votação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. Segundo o órgão, a apresentação desses dados é crucial para garantir a transparência, credibilidade e legitimidade do processo eleitoral. Atualmente, o site do CNE está fora do ar, dificultando o acesso às informações necessárias.

Sede do Itamaraty. FOTO: Divulgação

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência do Brasil, também manifestou preocupação com a falta de transparência no processo eleitoral venezuelano. Em suas declarações, Amorim afirmou que o governo brasileiro prefere esperar a publicação dos dados antes de se pronunciar sobre o resultado das eleições.

O assessor que foi enviado à Venezuela a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve retornar ao Brasil na terça-feira (30). Ele ressaltou que sem a verificação das atas de votação, é difícil reconhecer a transparência do pleito.

A postura do Brasil segue uma tendência de cautela e exigência de clareza que também tem sido adotada por outros países e blocos internacionais frente à atual situação política na Venezuela.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 29/07/2024