Itaipu fecha acordo judicial e destinará R$ 240 milhões para comprar terras a indígenas

Por unanimidade, o Conselho de Administração da Itaipu Binacional deu aval à destinação de 240 milhões de reais para aquisição de pelo menos 3 mil hectares de terras que serão destinadas a comunidades indígenas Avá-Guarani, no oeste do Paraná. A iniciativa foi concebida no bojo de um acordo judicial assinado em ação que busca reparar danos causados a comunidades tradicionais pela formação do reservatório da usina em 1982.

A reunião do colegiado ocorreu nesta quinta-feira 27. Após a assinatura, o arranjo será enviado ao Supremo Tribunal Federal, onde tramita o processo em questão. A escolha das terras será feita pela Funai, em acordo com os indígenas e seus representantes. Já o Incra avaliará os imóveis junto com servidores da Justiça Estadual e Federal.

Caberá à Itaipu apenas o pagamento e a implementação da infraestrutura essencial nas áreas adquiridas, incluindo água potável, energia elétrica, saneamento, saúde e educação. A estatal também manterá o Programa Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, que atende atualmente as aldeias Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, e Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste.

O acordo também estabelece que a União, a Funai, o Incra e a Itaipu publiquem um pedido de desculpas aos Avá-Guarani pelos impactos da construção da usina. O comunicado será divulgado na internet e em jornais de circulação nacional e local.

O diretor-geral brasileiro da empresa, Ênio Verri, destacou que a decisão do Conselho de Administração visa garantir segurança e dignidade às comunidades afetadas. “A Itaipu mantém um compromisso histórico com as comunidades indígenas do oeste do Paraná, e a decisão do Conselho de Administração é um passo para garantir a essas populações mais segurança e qualidade de vida”.

Artigo Anterior

Magda Chambriard minimiza prejuízo bilionário 

Próximo Artigo

“Não gostam de nos ver juntos”, diz Lula ao lançar obras com Tarcísio

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!