Israel realiza maior ataque aéreo contra Teerã desde início do conflito

Israel ataca prisão de Evin, em Teerã. Foto: Reprodução/Reuters

Israel realizou nesta segunda-feira (23) o maior ataque já registrado contra Teerã, capital do Irã. De acordo com a porta-voz militar Effie Defrin, a ofensiva mobilizou 50 aeronaves e disparou cerca de 100 munições contra alvos militares e infraestruturas ligadas à segurança interna iraniana. Com informações da CNN Brasil.

A prisão de Evin, conhecida por abrigar presos políticos, foi um dos locais atingidos. Segundo Defrin, o objetivo é reduzir a capacidade do Irã de lançar mísseis terra-terra, especialmente após a escalada de tensão gerada pela retaliação dos Estados Unidos no fim de semana.

“Quanto mais aprofundamos os ataques, mais reduzimos essa capacidade”, disse a porta-voz. Ela afirmou ainda que os ataques seguirão “em Teerã e em outros lugares” e que o exército israelense mantém um amplo banco de alvos a serem atingidos.

Donald Trump, presidente dos EUA. Foto: Reprodução

O conflito se agravou após os EUA lançarem mísseis contra instalações nucleares iranianas. Horas depois, o Irã respondeu com um ataque a uma base americana no Catar, disparando 14 mísseis, segundo o ex-presidente Donald Trump. Nenhum dano ou ferimento foi registrado.

Questionado sobre apoio a países do Golfo em caso de retaliações iranianas, o governo de Israel afirmou que mantém contato com aliados em toda a região. A movimentação é parte de uma coordenação regional diante do risco de novos ataques.

A ação israelense também intensifica o cerco contra o uso de drones e mísseis por parte do Irã em conflitos indiretos na região, como na Síria e no Iêmen. Tel Aviv busca ampliar sua frente defensiva e ofensiva diante da crescente pressão iraniana.

Enquanto parte da América Latina condenou os ataques americanos ao Irã, líderes como Trump classificaram a retaliação iraniana como “fraca” e pediram por um retorno à estabilidade.

Artigo Anterior

Lula decide não sancionar a lei que cria o Dia da Amizade Brasil-Israel

Próximo Artigo

Google e Meta apontam uso de e-mail ligado a Mauro Cid em conta sob investigação

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!