Nesta sexta-feira (31), as forças israelenses de ocupação perpetraram ataques aéreos contra locais nas regiões leste e norte do Líbano.

No leste, a cidade de Balbeque, situada no vale do Becá, foi alvo de bombas lançadas por aviões israelenses. Já no norte do país, alvos no distrito de Akkar e nas proximidades da cidade de Hanaider foram atacados.

O pretexto utilizado por “Israel” para os ataques foi que os locais atacados seriam “da organização terrorista Hezbolá na região de Bekaa, no Líbano, que representavam uma ameaça à retaguarda israelense e às forças [militares]”. No comunicado, as forças de ocupação alegam que Entre os alvos atacados: um local militar com infraestrutura subterrânea para o desenvolvimento e produção de armas e infraestrutura de trânsito na fronteira Síria-Líbano, através da qual a organização terrorista Hezbollah está tentando transferir armas”.

Trata-se de mais uma violação, por parte de “Israel”, do cessar-fogo firmado com o Hesbolá em novembro último. Não só “Israel” violou diariamente o acordo, atacando diariamente cidades e vilas no sul do Líbano, como também realizou avanços terrestres para posições que não haviam conseguido avançar durante a guerra. Igualmente, as forças de ocupação mantém sua invasão ao país, mesmo após 60 dias, prazo limite para que elas se retirassem do Líbano, conforme acordo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 31/01/2025