As forças militares de Israel finalizaram sua retirada do Eixo Netzarim, a sudoeste de Gaza, em um sinal de que a volta dos moradores palestinos da Faixa de Gaza na travessia do sul para o norte vai continuar, conforme acordo de cessar-fogo.

Segundo o site libanês Al Mayadeen, as forças israelenses se retiraram completamente do Eixo Netzarim, começando no ponto costeiro no oeste, passando pela área devastada de al-Maghraqa e se estendendo até a estrada Salah al-Din, deixando atrás um grande rastro de destruição.

Também se viu um aumento considerável no movimento de veículos rumo ao norte, e que continuam sendo inspecionados via dispositivos de varredura de segurança.

As autoridades israelenses inicialmente insistiram em manter o controle sobre o Eixo Netzarim, por conta da sua importância na divisão da Faixa de Gaza e em sua significância na área – veículos israelenses destacaram que o eixo era um ponto importante nas ambições dos colonos de retomar a ocupação no norte da Faixa de Gaza.

Imagens de soldados em lágrimas, expressando uma sensação de futilidade de seus esforços em Gaza, foram transmitidos pela mídia enquanto os palestinos começaram a voltar para suas casas no norte.

Dentro desse contexto, o renunciante ministro da Segurança Nacional Itamar Ben-Gvir considerou que a abertura do Eixo Netzarim e a retirada de milhares do norte de Gaza “eram imagens de vitória para o Hamas e uma parte humilhante adicional do acordo”.

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/02/2025