Aqui está o HTML reescrito:

Redação Viomundo

O vídeo acima mostra imagens feitas na última semana de um dos pátios do Hospital Al-Shifa.

O Al-Shifa é o único hospital no norte de Gaza ainda não completamente destruído por Israel.

Funciona muito precariamente.

Parte de seus médicos especialistas foi morta nos bombardeios ou está detida pelas forças de ocupação.

Em 25 de novembro de 2024, o diretor do hospital, o Dr. Ahmed Al-Shawish, gravou o vídeo que está mais abaixo.

O hospital, com várias áreas devastadas, já estava sitiado.

Al-Shawish falava a partir da unidade de cuidados intensivos, a única instalação deste tipo no norte de Gaza.

De lá para cá, a situação agravou-se bastante.

Nesta segunda-feira, 23/12, o Dr. Al-Shawish relata:

”Ontem [domingo, 22/12], de repente, tanques e bulldozers aproximaram-se do portão ocidental do Hospital Al-Shifa, que está sob forte tiroteio. 

As balas atingiram a unidade de cuidados intensivos, a maternidade e o serviço de cirurgia especializada. Felizmente, já tínhamos evacuado os pacientes para os corredores do hospital

Além disso, um dos geradores foi atingido e ficou completamente fora de serviço devido a um incêndio. Houve também tentativas de atingir o depósito de combustível, mas, felizmente, este não explodiu.

Atualmente, temos 91 doentes hospitalizados, entre adultos, crianças e mulheres”.

”As forças israelenses de ocupação exigem, agora, a imediata evacuação do hospital”, denuncia o Dr. Ali Al-Bursh, diretor do Ministério da Saúde Palestino em Gaza.

”Mais uma vez, pedimos ao mundo que tome medidas imediatas para impedir esses ataques, que colocam em risco a vida de pacientes e equipe médica”, diz o Dr. Ali Al-Bursh em nota divulgada no sábado, 21/12.

Segue a íntegra do comunicado dele:

‘O Hospital Al-Shifa está agora em uma situação catastrófica, pois a ocupação exige a evacuação imediata do hospital. Enquanto isso, o hospital está sob bombardeio direto, além de ser alvo de atiradores e bombardeios de tanques direcionados a seus vários departamentos.

A unidade de terapia intensiva, a unidade neonatal e o departamento de exames médicos estão sendo alvos de projéteis, que atingem os telhados e pátios do hospital.

Este ataque ao hospital não tem precedentes, e as equipes médicas se reuniram em um só lugar buscando segurança.

Os projéteis estão penetrando paredes e atingindo o interior dos departamentos, causando danos graves.

Este ataque reflete violações graves e representa um ataque flagrante ao sistema de saúde, com ataques diretos às unidades pediátricas e de terapia intensiva.

Apesar de nossos apelos repetidos por mais de 70 dias, não recebemos nenhuma resposta da comunidade internacional.

Mais uma vez, pedimos ao mundo que tome medidas imediatas para impedir esses ataques que colocam em risco a vida de pacientes e equipe médica.

Apelamos para que sejam esclarecidas as violações e agressões sem precedentes contra o setor da saúde”.

O que os sionistas de Israel estão fazendo em Gaza não tem precedentes na história da humanidade, diz ao Viomundo o médico Ahmed Shehada, presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal).

”É genocídio, limpeza étnica, matança deliberada de crianças, invasão de hospitais, ataques de hospitais, igrejas e mesquitas”, pontua.

”No momento, eles querem matar todas as condições de vida no norte de Gaza para completar esta limpeza étnica”, prossegue.

Dada a proximidade do Natal, o presidente do Ibraspal também faz um apelo ao povo brasileiro, independentemente de religião:

”O pastor/padre/rabino que apoia o genocídio praticado por Israel contra o povo palestino em Gaza não é uma pessoa de Deus. Está distorcendo as palavras, mentindo. Não acredite nele, pois é um criminoso e não um religioso”.

Vídeo gravado em 25 de novembro de 2024 pelo Dr. Ahmed Al-Shawish, diretor do Hospital Al-Shifa, no norte Gaza, a partir da unidade de cuidados intensivos.

Segue a transcrição completa das legendas traduzidas para o português.

”Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Sou o Dr. Ahmed Al-Shawish, diretor do Hospital Al-Shifa, atualmente sitiado no norte de Gaza.

Falo-vos a partir da unidade de cuidados intensivos, a única instalação deste tipo no norte de Gaza.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/12/2024