Israel declara trégua bilateral de 60 dias com o Hezbollah

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante pronunciamento. Foto: Reprodução

O governo de Israel anunciou um cessar-fogo de pelo menos dois meses com o Hezbollah. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, disse que o acordo foi aceito para reforçar suas tropas com armamentos após um ano de conflitos.

“O Hezbollah não é mais o mesmo, Israel o empurrou décadas para trás. Destruímos a maior parte dos foguetes e mísseis. Matamos milhares de terroristas e destruímos a infraestrutura subterrânea e terrorista perto de nossas fronteiras. Tudo isso parecia ficção científica meses atrás, mas nós conseguimos”, afirmou Netanyahu.

Ele disse que vai “reagir” e voltar a atacar o grupo libanês caso o acordo seja violado. O anúncio foi feito e a trégua aprovada horas mais tarde por seu gabinete, por 10 votos e favor e um contrário.

Bombardeio israelense contra o Hezbollah no sul do Líbano. Foto: Ammar Ammar/AFP

Netanyahu disse que usará a pausa no conflito para se concentrar na “ameaça iraniana” e para aumentar a pressão sobre o Hamas. “Com o Hezbollah fora do quadro, o Hamas fica sozinho na campanha. Nossa pressão aumentará”, afirmou o premiê.

A medida, articulada entre o governo israelense e os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, entrará em vigor na madrugada desta quarta (27).

O cessar-fogo foi anunciado horas depois de o Exército israelense realizar ataques em larga escala contra membros do Hezbollah em Beirute. Ao menos 31 pessoas morreram no Líbano nesta segunda (25).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Anglo American conquista duplo prêmio em cerimônia de reconhecimento internacional

Próximo Artigo

Cid afirma que não necessitou de assinatura em 64, segundo documentos apreendidos pela Polícia Federal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!