Neste domingo (19), Israel confirmou ter recebido a lista dos primeiros reféns a serem libertados pelo Hamas, permitindo o início do cessar-fogo em Gaza. A trégua, prevista para começar às 8h30 (horário local), foi atrasada para 11h15, enquanto bombardeios ainda eram realizados pelas Forças Armadas israelenses. A pausa nos combates foi recebida com otimismo por moradores do território palestino, que celebraram o momento nas ruas.
Entre os nomes confirmados estão três mulheres israelenses: Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher, que foram sequestradas durante o ataque do Hamas em outubro de 2023. Segundo o acordo, a Cruz Vermelha será responsável por entregar as reféns aos militares israelenses. O Hamas justificou o atraso na entrega da lista alegando “complicações no terreno e a continuação dos bombardeios”.
O acordo prevê a libertação gradual de 33 reféns ao longo de 42 dias, com o Hamas liberando mulheres, crianças e idosos em troca de centenas de prisioneiros palestinos detidos por Israel. Essa primeira fase é considerada essencial para testar a viabilidade de futuras negociações e manter a trégua em vigor.
Durante a manhã, Israel confirmou bombardeios em Gaza antes do início oficial do cessar-fogo. A Defesa Civil de Gaza relatou 19 mortes e cerca de 30 feridos em ataques realizados na Cidade de Gaza e no norte do território. Apesar disso, a trégua foi anunciada oficialmente.
GAZA CEASEFIRE HAS OFFICIALLY STARTED
471 days of genocide has ended
Children won't have to worry about bombs killing them at night
Women don't have to worry about their children starving
Men don't have to worry about being sniped on sight
The displaced are returning home pic.twitter.com/QsUq6g1Hf9
— Khalissee (@Kahlissee) January 19, 2025
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o governo continuará trabalhando para resgatar reféns e recuperar corpos de militares mortos em operações anteriores. Em uma dessas ações, o corpo do sargento Oron Shaul, morto em 2014, foi recuperado em Gaza e devolvido a Israel.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line