O governo de Israel afirmou que o acordo de cessar-fogo com o Hamas “foi concluído”. Com isso, o gabinete de ministros israelenses se reúne, nesta sexta-feira (17), para ratificar o pacto de trégua na guerra na Faixa de Gaza, cuja implementação está prevista para domingo (19). 

Aguardando a aprovação do gabinete [de segurança] e do governo, e o cumprimento do acordo, a libertação dos reféns pode ocorrer de acordo com o cronograma previsto, a partir de domingo”, disse o gabinete do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, em um comunicado.

A expectativa é que um primeiro grupo de reféns sob poder do Hamas seja libertado já no domingo. Cerca de 100 israelenses sequestrados em 7 de outubro de 2023 ainda estão com o grupo.

De acordo com a primeira fase do acordo, de um período de seis semanas, 33 reféns serão libertados, enquanto as tropas israelenses devem se retirar das áreas densamente povoadas no enclave. Israel também deverá libertar centenas de prisioneiros palestinos. 

Já a segunda fase, ainda em negociação, deve libertar o restante dos reféns israelenses, além da retirada total das tropas israelenses. A terceira e última fase terá como foco a reconstrução do território palestino e o retorno dos corpos dos reféns mortos.

Com informações da AFP.

Leia também:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/01/2025