Israel atinge maior usina nuclear do Irã e ONU alerta para risco de vazamento

Os recentes ataques aéreos de Israel atingiram diretamente a parte subterrânea da usina nuclear de Natanz, a maior do Irã, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (17) pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Com base na análise de imagens de satélite em alta resolução feitas após os bombardeios de sexta-feira (14), a AIEA confirmou que houve “impactos diretos nos salões subterrâneos de enriquecimento de urânio” no complexo. É a primeira vez que a ONU relata danos diretos às centrífugas em funcionamento, o que aumenta o temor de um possível vazamento nuclear.

Escalada militar aumenta riscos de contaminação

A usina de Natanz, localizada no centro do Irã, abriga cerca de 15 mil centrífugas destinadas ao enriquecimento de urânio. Desde o início da nova escalada de ataques entre Israel e Irã, o complexo tem sido alvo de repetidos bombardeios. Na última sexta-feira, o Exército israelense afirmou ter causado “grandes danos” ao local.

A AIEA já vinha alertando para os riscos de contaminação nuclear e química decorrentes dos ataques. Apesar disso, o diretor-geral da agência, Rafael Grossi, informou que os níveis de radiação fora do complexo permanecem normais, conforme a última medição.

Monitoramento contínuo e alerta internacional

Além de Natanz, a AIEA segue monitorando outras instalações nucleares iranianas, como as usinas de Esfahan e Fordow, que até o momento não apresentaram alterações. O órgão internacional tem reforçado a necessidade de preservar a integridade de todas as instalações nucleares civis durante conflitos armados.

O governo iraniano não se manifestou sobre o relatório da AIEA.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Artigo Anterior

Veja como evitar contaminações ao usar esmalte no salão de beleza

Próximo Artigo

Irã afirma ter atacado sede do Mossad em cidade estratégica de Israel

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!