Israel aprova plano para retirada de tropas da Faixa de Gaza, segundo imprensa local

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) teriam aprovado nos últimos dias um plano que prevê a retirada de suas tropas de grandes áreas na Faixa de Gaza. A informação foi publicada no jornal local “Haaretz”, no último sábado (11).

Já nesta segunda-feira (13), o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou que existe a possibilidade de um acordo de cessar-fogo em Gaza ser firmado ainda esta semana, segundo a Bloomberg News.

Sullivan, no entanto, acrescentou que não há garantias de que as partes possam, de fato, aceitar as garantias impostas para tal acordo. O conselheiro disse ainda que a equipe do então presidente dos EUA, Joe Biden, tem mantido contato com a equipe do presidente eleito, Donald Trump, sobre o assunto. 

O novo acordo teria avançado a partir das negociações para a liberação de cerca de 100 reféns israelenses que ainda estão em poder do Hamas. Em contrapartida, a saída das tropas de Israel do território palestino é uma das condições do grupo paramilitar para aceitar a trégua.

Os EUA agem como o principal aliado de Israel e, automaticamente, tem se colocado como o mediador –  junto do Egito e do Catar – do conflito, que dizimou toda a Faixa de Gaza e a vida de mais de 45 mil palestinos. 

Donald Trump, que retorna à Casa Branca no dia 20, declarou que “os portões do inferno se abrirão no Oriente Médio” e que “o Hamas irá pagar caro” caso não haja um acordo de cessar-fogo até sua volta ao Poder. 

Nos últimos dias, o enviado especial do republicano para negociar o acordo, Steve Witkoff, se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Witkoff se encontrará com representantes de outros países no Catar nos próximos dias para continuar as negociações entre Israel e Hamas.

Leia também:

Artigo Anterior

Presidente eleito forma novo governo no Líbano

Próximo Artigo

Exportações da China batem recorde diante de ameaças de Trump; veja os detalhes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!