Tropas israelenses avançaram e atacaram intensamente a vila libanesa de Beit Lif, no sul do Líbano, em 2 de janeiro, violando novamente o cessar-fogo entre o Líbano e “Israel” que entrou em vigor em novembro de 2023.
“A área de Roumieh, entre Beit Lif e Yater, foi alvo de bombardeios de artilharia inimiga”, relatou a Agência Nacional de Notícias do Líbano na tarde de quinta-feira (2). O ataque ocorreu enquanto as forças israelenses entravam e vasculhavam casas na região.
Segundo correspondente do Al Manar no sul, o exército israelense invadiu Beit Lif com vários tanques Mercava, veículos militares Hummer, um trator blindado e forças de infantaria, iniciando demolições na cidade. Sons de explosões intensas e disparos foram ouvidos.
Mais cedo, na quinta-feira (2), um drone israelense lançou dois mísseis nos arredores de uma fazenda entre as cidades de Beit Lif e Yater. Essas novas violações do cessar-fogo ocorreram um dia após o exército israelense incendiar casas no distrito de Aitaroun-Bint Jbeil.
As Forças Armadas Libanesas, que devem ocupar o território do sul para garantir que não haja presença israelense, entraram nas cidades de Shamaa e al-Baiada em 1º de janeiro.
O fim do cessar-fogo se aproxima e o comportamento gerald e “Israel” indica que a guerra com o Hesbolá pode retornar imediatamente após o fim desse prazo.