Israel aceitou uma proposta para preencher os pontos restantes nas negociações de cessar-fogo, segundo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.
Em entrevista coletiva, Blinken afirmou que o próximo passo é que o Hamas também aceite o proposto antes das novas negociações, que devem ocorrer no final desta semana, para que seja possível definir os entendimentos em torno da implementação do acordo.
Blinken destacou que o esforço em torno de um cessar-fogo e um acordo sobre os reféns israelenses atingiu um “momento decisivo” recentemente, em sua visita à Israel antes de seguir para o Egito.
Ao lado do presidente israelense Isaac Herzog, o secretário norte-americano destacou que esta é “provavelmente a melhor, talvez a última, oportunidade de levar os reféns para casa, obter um cessar-fogo e colocar todos em um caminho melhor para uma paz e segurança duradouras”.
Uma nova proposta de cessar-fogo foi apresentada por Estados Unidos, Catar e Egito na última semana, enquanto a região de Gaza segue em um confronto que já matou mais de 40 mil palestinos e a região se prepara para um possível ataque do Irã à Israel após o assassinato de autoridades do Hamas e do Hezbollah pelo exército do governo Benjamin Netanyahu.