Isenção de IR pressiona IPCA e impede juro menor em 2026, diz consultoria

A proposta de isenção da cobrança de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês deve beneficiar 16 milhões de trabalhadores e injetar cerca de R$ 50 bilhões no consumo, mas pressionará a inflação em 2026 e diminuirá o espaço do Banco Central (BC) para reduzir a taxa de juros, segundo relatório distribuído pela MCM Consultores aos seus clientes.

Nas estimativas da consultoria, o estímulo ao fiscal deve elevar o PIB em 0,3 ponto percentual e aumentar a inflação em 0,4 ponto percentual em 2026.

O último boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (17), aponta que o mercado prevê crescimento da economia de 1,6% e IPCA em 4,48% — acima do centro da meta (3%) — no ano que vem.

“Estamos atualmente em um estado em que a economia está sobreaquecida, o hiato do produto é estimado em patamar positivo por diversas abordagens, as projeções de inflação do BCB estão 1 p.p. acima da meta no horizonte relevante da política monetária e as expectativas de inflação estão desancoradas”, afirma a MCM no relatório.

Fonte: CNN

Leia mais em: https://tinyurl.com/5x2mr72j

Artigo Anterior

Zarattini defende fortalecimento da agricultura familiar para redução no preço dos alimentos

Próximo Artigo

Lula defende regular redes para combater colonialismo digital

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!