Irlanda aprova proibição de comércio com israelenses

Na última terça-feira (28), o governo irlandês aprovou um projeto de lei que proíbe a importação de produtos provenientes de assentamentos israelenses em territórios palestinos ocupados. A medida, considerada simbólica, reforça o compromisso da Irlanda com os direitos do povo palestino e segue o reconhecimento oficial do Estado da Palestina pelo país no ano anterior.

O primeiro-ministro Micheál Martin afirmou que a decisão destaca a posição da Irlanda contra a ocupação ilegal de territórios palestinos. O ministro das Relações Exteriores, Simon Harris, denunciou a “fome deliberada de crianças e a instrumentalização da comida” pelo enclave sionista durante o bloqueio à Faixa de Gaza, que impediu a entrada de milhares de caminhões de ajuda humanitária, incluindo aqueles financiados pela Irlanda.

A legislação ainda precisa passar por debates no Comitê de Relações Exteriores antes de sua implementação. Embora o volume de comércio entre a Irlanda e os assentamentos seja mínimo, a medida é vista como um passo importante na pressão internacional contra as políticas expansionistas do enclave imperialista.

Artigo Anterior

Coveiro do governo Lula quer mais cortes

Próximo Artigo

Protesto em Harvard exige fim do apoio dos EUA à guerra em Gaza

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!