Irã rejeita negociar sob pressão e sanções

O Irã reafirma que não aceitará negociações sob pressão e sanções, enquanto os EUA insistem em um novo acordo nuclear, elevando as tensões diplomáticas


O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, enfatizou nesta segunda-feira (10) que seu país não considerará realizar negociações nucleares sob pressão e intimidação. Segundo a Xinhua, ele fez os comentários em uma publicação na plataforma de mídia social X ao reagir aos apelos do presidente dos EUA, Donald Trump, para negociar um acordo nuclear com Teerã.

Araghchi disse: “Não negociaremos sob pressão e intimidação”, referindo-se particularmente às ameaças e sanções militares de Washington contra o Irã. “Nem sequer consideraremos (negociação), não importa qual seja o assunto. Negociação é diferente de intimidação e emissão de ditames.”

O ministro reiterou que “o programa de energia nuclear do Irã sempre foi e sempre permanecerá inteiramente pacífico”, negando qualquer acusação de sua “potencial militarização”.

Araghchi acrescentou que o Irã estava realizando consultas separadas com as partes interessadas internacionais “em pé de igualdade e com respeito mútuo”, com o objetivo de explorar maneiras de construir mais confiança e mais transparência em seu programa nuclear em troca do levantamento de sanções “ilegais”.

Em uma entrevista à Fox Business Network transmitida na sexta-feira, Trump disse que quer negociar a questão nuclear com o Irã e enviou uma carta à liderança do país.

Falando em uma entrevista coletiva semanal em Teerã na segunda-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que o país ainda não havia recebido tal carta. 

Artigo Anterior

Jornada das Mulheres Sem Terra denuncia violências do Agro e propõe alternativa à crise ambiental

Próximo Artigo

Pauta do povo: 65% dos brasileiros são a favor do fim da escala 6X1, diz pesquisa

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!