O secretariado da 18ª edição do Festival Internacional de Cinema da Resistência anunciou oficialmente a abertura para recepção das obras para serem expostas no evento. O evento está sendo organizado pela República Islâmica do Irã, mas terá a participação internacional de artistas.
Com o tema “O Discurso da Resistência: Dilúvio de Al-Aqsa e a Liberdade de Jerusalém Sagrada”, o festival busca apresentar uma coleção de obras cinematográficas que tratem do tema da resistência no Oriente Médio.
O evento, organizado pela Associação de Cinema da Revolução e Defesa Sagrada em colaboração com a Fundação Cultural Ravayat-e Fat’h, irá acontecer em fevereiro de 2025.
Os participantes são incentivados a enviar suas obras até 19 de janeiro de 2025, prazo que foi estendido para atender aos cineastas interessados.
Este ano, o festival contará com oito seções, incluindo categorias competitivas para filmes nacionais e internacionais. Entre os segmentos de destaque está “O Mundo sem Israel”, com foco em filmes sobre a Palestina, além de categorias dedicadas a documentários, histórias sobre inteligência artificial, temas relacionados à Defesa Sagrada, dentre outros.
O festival é um dos poucos espaços onde se valoriza o cinema que não é dominado pelos grandes monopólios que controlam até mesmo festivais de cinema considerados mais sofisticados.