Na quarta-feira (11), o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, pediu aos membros do parlamento do BRICS para se unirem em uma luta contra as sanções imperialistas que ameaçam a prosperidade dos países do bloco.
Ghalibaf declarou que o Irã propõe que a questão das sanções econômicas e as medidas para combater as restrições unilaterais, que representam uma ameaça significativa ao bem-estar dos povos dos países do BRICS, devem ser o foco do Fórum Parlamentar do BRICS.
Ele também revelou que o Irã está comprometido em construir procedimentos legislativos e esforços colaborativos nesta área que tenham resultado.
O 10º Fórum Parlamentar do BRICS, realizado em São Petersburgo, Rússia, está acontecendo nos dias 11 e 12 de julho, e se concentrará em melhorar a colaboração interparlamentar.
A Rússia assume a liderança rotativa do bloco BRICS a partir de 1º de janeiro, adicionando Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos aos seus membros.
No mês passado, o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Mahdi Safari, afirmou que as recentes sanções contra a Rússia não afetaram os acordos entre os dois países.
As recentes sanções impostas contra a Rússia não afetaram os acordos entre empresas iranianas e russas. Agora, as transações comerciais entre nós e a Rússia são realizadas em riais e rublos.