A Intel firmou parcerias com a startup chinesa de inteligência artificial ModelBest e com a desenvolvedora de chips automotivos Black Sesame Technologies para integrar modelos de linguagem de grande porte e plataformas avançadas de computação em veículos inteligentes conectados. O anúncio foi feito durante a abertura do Salão do Automóvel de Xangai, que teve duração de dez dias.
A iniciativa marca a estreia da fabricante americana de semicondutores no evento, onde apresentou sua segunda geração do sistema de veículo definido por software (SDV) em um chip (SoC), aprimorado com recursos de inteligência artificial. Segundo a Intel, a solução oferece às montadoras desempenho escalável, funções de IA e eficiência de custos.
“Juntamente com nossos parceiros, estamos resolvendo desafios reais da indústria — desde eficiência energética até experiências orientadas por IA — para tornar a revolução dos veículos definidos por software uma realidade para todos”, afirmou Jack Weast, vice-presidente da Intel e gerente geral da Intel Automotive, durante a apresentação.
As colaborações ocorrem em um contexto de crescente demanda por maior capacidade de processamento em cockpits de veículos no mercado chinês, o maior do mundo para veículos elétricos.
O movimento da Intel também responde à intensificação da concorrência com outras fabricantes de chips, como Nvidia e Advanced Micro Devices (AMD), que ampliam seus investimentos no setor automotivo.
No ano passado, a Intel decidiu transferir a sede de sua divisão automotiva para a China continental e realocou Jack Weast para Pequim, como parte da estratégia para fortalecer sua presença no mercado local.
A Intel Automotive informou que o seu SoC SDV, em conjunto com a unidade de processamento gráfico (GPU) Arc, será utilizado na implementação do agente inteligente com interface gráfica do usuário (GUI) desenvolvido pela ModelBest.
O objetivo é viabilizar o uso de modelos de linguagem de grande porte (LLMs), tecnologia que sustenta serviços de IA generativa, como o ChatGPT, em automóveis.
Esses agentes de inteligência artificial atuam de forma autônoma, executando tarefas em nome de usuários ou sistemas e servindo como interfaces para os modelos de IA.
A solução da ModelBest oferece compreensão de linguagem natural em situações complexas, proporcionando controle de voz e interação personalizada no cockpit, mesmo sem conexão à internet.
Segundo a ModelBest, a possibilidade de operação offline contribui para a redução da latência e garante o armazenamento de dados importantes localmente, atendendo a requisitos de privacidade e segurança.
A startup também destacou a otimização de processamento de dados provenientes de câmeras, microfones e outros sensores do veículo, o que permite a execução de funções como monitoramento de status do motorista, controle por gestos e diálogos em linguagem natural em tempo real.
Fundada em 2022, a ModelBest tem desenvolvido soluções de IA para diferentes dispositivos. A empresa reúne profissionais formados pela Universidade Tsinghua, uma das principais instituições acadêmicas da China.
Já a Black Sesame Technologies está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma de computação central que integra o SoC SDV e a GPU Arc da Intel aos chips das séries Huashan A2000 e Wudang C1200. A plataforma combina sistemas avançados de assistência ao motorista e recursos para cockpit inteligente em uma solução integrada, com conexões de alta velocidade e baixa latência.
De acordo com a Intel Automotive, a proposta é oferecer uma plataforma integrada que permita às montadoras adicionar mais inteligência ao cockpit dos veículos. A interface inclui controle por toque e comandos de voz, adaptando-se a diferentes modelos de automóveis a partir de um único design.
A expectativa é que a plataforma multichip atenda aos requisitos de processamento desde sistemas de direção autônoma de nível 2 até nível 4. A Intel Automotive e a Black Sesame preveem o lançamento de um design de referência para a solução no segundo trimestre deste ano.
A Black Sesame foi fundada em 2016 e abriu seu capital na bolsa de Hong Kong em agosto de 2024. As ações da empresa fecharam estáveis na quinta-feira, cotadas a HK$ 18,92.
O anúncio das novas parcerias da Intel ocorre em meio à rápida expansão dos cockpits inteligentes no setor de veículos elétricos da China.
De acordo com um relatório da Xiangcai Securities, que cita dados da IHS Markit, a previsão é que mais de 75% dos carros novos vendidos no país em 2025 sejam equipados com sistemas inteligentes, acima da média global de 59%.
Empresas chinesas de tecnologia como Alibaba Group Holding, Tencent Holdings, Baidu e Huawei Technologies também estão entre as que desenvolvem soluções para o segmento de veículos conectados. O Alibaba é proprietário do South China Morning Post.