Entre a próxima sexta-feira (12) e domingo (15), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realiza o seu 29º Congresso Nacional em Belo Horizonte (MG), nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O tema desse ano é: Construindo um futuro: o papel da pós-graduação no desenvolvimento do Brasil, na defesa da soberania e no combate às desigualdades.
Leia mais: Mulheres são maioria dos mestres e doutores, mas remuneração ainda é menor
Há a expectativa de participação de ministros do governo, como Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, na abertura, e da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em debate no sábado (14).
Além das mesas de debates que devem desenvolver temas ligados à pesquisa, educação, emprego e ciência e tecnologia, o Congresso contará com uma Mostra Científica com objetivo de expor as pesquisas realizadas nas universidades brasileiras que visam contribuir com desenvolvimento do país. Os dois melhores trabalhos de cada uma das oito áreas da mostra receberão uma premiação no valor de R$ 1.000. A lista de expositores está na página da entidade.
Leia mais: Luciana Santos quer criar rede de pesquisa sobre eventos climáticos extremos
O evento ainda terá a quarta Maratona Tecnológica da Associação Nacional de Pós-Graduando. Com uma pré-seleção já realizada, a Maratona ANPG tem o objetivo de “estimular o desenvolvimento da cultura de inovação”. O lançamento do evento será no dia 12 com a apresentação do desafio para os selecionados. O julgamento das soluções desenvolvidas será feito pela Comissão Julgadora com o resultado final apresentado no dia 15 de julho de 2024, antes da plenária final do 29º Congresso. A premiação ainda será divulgada.
Mais de mil estudantes deverão participar do Congresso que elegerá a nova diretoria da Associação para 2024-2026.