Instituto de Pesquisa Econômica Aplica: salário médio dos empregados aumenta 3,7% no período de setembro a novembro

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destaca um cenário positivo para os salários dos trabalhadores no terceiro trimestre de 2024. A renda habitual média aumentou 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, com estimativas apontando para um novo aumento no último trimestre do ano. Em outubro, a média dos rendimentos atingiu R$ 3.279, um avanço de 1,8% desde julho.

Os dados constam no relatório Retrato dos Rendimentos do Trabalho – Resultados da PNAD Contínua do Terceiro Trimestre de 2024, divulgado recentemente pelo Ipea. O levantamento revela que os trabalhadores por conta própria e sem carteira assinada apresentaram os maiores crescimentos interanuais: 5,1% e 6,5%, respectivamente.

Os celetistas privados obtiveram ganhos de 3,6% no terceiro trimestre, enquanto que os salários dos trabalhadores do setor público subiram 2,6%.

Justiça social

As mais expressivas altas na renda foram observadas na região Nordeste (6,2%), especialmente para trabalhadores com idades entre 25 e 39 anos (4,1%) e ensino fundamental completo (5,3%).

Em 2023, os salários das mulheres alcançaram um crescimento acima daqueles recebidos pelos homens, o que não era visto em anos anteriores: no quarto trimestre, 4,2% contra 2,5% da renda habitual, informa o Ipea.

Da Redação

Artigo Anterior

Um ano de reviravolta para o setor de automobilismo

Próximo Artigo

Campos Neto sai do BC com Selic em alta; escolhido por Lula, Galípolo promete manter o ritmo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!