O Instituto Butantan entregou, nesta segunda-feira (16), a última leva de documentos necessários para a submissão do registro da sua candidata vacinal contra a dengue (Butantan-DV) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Se aprovada, será a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. “É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos”, afirma Paulo Henrique, diretor do Instituto Butantan.

A Butantan-DV apresenta 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática e proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine e The Lancet Infectious Diseases.

Finalizada a entrega da documentação, a Anvisa vai avaliar o material e fazer possíveis questionamentos. Porém, a expectativa dos diretores do Butantan é de que a resposta da agência seja célere.

Após a aprovação do registro pela Anvisa, o Butantan precisa ainda da aprovação da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED), órgão que define o preço de novos medicamentos no Brasil.

Por fim, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deve avaliar a possibilidade de incorporar a vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os diretores do Butantan preveem a entrega de um milhão de doses ainda em 2025, além de 100 milhões de doses até 2027.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/12/2024